sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Prefeitura e SEBRAE oferecem oficina de cursos Governamentais

Curso reforça a importância da lei geral para a fomentação de renda do município.

             Foi realizado na última quinta-feira, (26), o curso sobre Compras Governamental oferecido gratuitamente pelo SEBRAE numa parceria com a Prefeitura São Manuel. Ao todo estiveram presentes mais de 30 participantes, representantes dos setores de tributação, compras e licitações da Prefeitura, Câmara Municipal, Sindicato Rural, Associação Comercial, Casa do Agricultor, Setor de Compras do Colégio Agrícola e OAB.  
O curso que aconteceu na Escola Municipal “Dr. Augusto Reis”, teve duração de três horas e foi ministrado pelo consultor jurídico do SEBRAE, Marcos Takaoka. O principal tema debatido foi à implementação da Lei geral das Micro e Pequenas Empresas, lei que foi regulamentada em nosso município no mês de Abril pelo Prefeito Marcos Monti.
Infelizmente a lei chegou a São Manuel seis anos atrasada, tendo em vista que a cidade foi visitada várias vezes por integrantes do SEBRAE durante a administração passada e nada foi feito, sem contar que o prazo estipulado para que os municípios a aprovassem era até 2007.
Segundo Jussara Viersa, analista e gestoras de projetos do SEBRAE “A lei existe desde o ano de 2006, mas como muitas Prefeituras não deram andamento o Sebrae entrou no jogo. Em São Manuel por exemplo, desde 2009 estamos tentando implantar o programa. Tivemos êxito agora com a entrada do prefeito Marcos Monti. Na primeira conversa que tivemos, para apresentar a lei, tivemos uma surpresa positiva, chegando na reunião o prefeito já estava por dentro de tudo e em 18 de abril a lei estava aprovada no Município de São Manuel. Em junho as reuniões começaram e fizemos em 6 meses o que não foi feito nos últimos 4 anos”.

ENTENDA A LEI
A lei beneficia os micros empreendedores e pequenos empresários locais na participação do processo de compras e licitações da Prefeitura de São Manuel.
De acordo com o palestrante, a lei vem para facilitar e desburocratizar a participação dos micros empresários nas licitações da Prefeitura “Nosso objetivo é auxiliar a Prefeitura e as micro e pequenas empresas na implementação da lei que reforça e fomenta o mercado local. São Manuel ao se abrir para essa parceria, ganha muito, parabenizo a Prefeitura por caminhar junto com o SEBRAE e proporcionar oficinas e cursos para os seus funcionários e a sociedade” conclui Takaoka.
A implementação da lei além de contribuir com os micros, pequenos empresários e empreendedores individuais, tem também como objetivo desenvolver e fomentar a economia local, de acordo com o SEBRAE. As etapas desse ciclo de desenvolvimento são: alto nível de empreendedorismo, geração de emprego e renda, atração de empreendedores, aumento de arrecadação própria e de repasses, mais investimentos em infraestrutura e finalizando aumento da qualidade de vida da população em geral.
Segundo a representante do Escritório Regional do SEBRAE de Botucatu, Maria Jussara, a Prefeitura de São Manuel é destaque regional no empenho e no apoio aos micro e pequenos empresários “A administração municipal está de parabéns, tenho visto o empenho e o apoio que os empreendedores vêm recebendo, tanto que em pouco mais de quatro meses a cidadã já contava com o Banco do Povo, Sala do Empreendedor a regulamentação da Lei Geral. Parabenizo a todos e como sempre digo vocês são nosso orgulho, pois vejo que o trabalho que realizamos em parceria tem dado frutos para o desenvolvimento de São Manuel” afirma.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Município de São Manuel.


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