terça-feira, 1 de outubro de 2013

Aparecida de São Manuel planeja resgate da Festa do 12 de Outubro

Parceria do Santuário com a Prefeitura de São Manuel, Associação Comercial e Sincovasa planeja resgatar a Festa de 12 de outubro dedicada à Padroeira do Brasil

      


Com o apoio da Prefeitura de São Manuel o Santuário de Aparecida planeja resgatar a “Festa de Nossa Senhora Aparecida”, celebrada em todo o Brasil no dia 12 de outubro, feriado nacional. Em reunião realizada na Associação Comercial de São Manuel, representantes da Prefeitura, do Santuário e da entidade, definiram como poderá ser feita a participação do comércio local na festa deste ano.

OBJETIVO DAS PARCERIAS
O objetivo é priorizar o comércio local nas vendas de materiais diversos. Na reunião também foi acordado para que seja feita uma grande divulgação do evento, para que a festa do 12 de Outubro se torne mais conhecida na região de São Manuel. A partir desta experiência a Associação Comercial pretende estudar a participação do comércio também na Festa de 15 de agosto, onde atualmente com uma concentração maior de público.

O SANTUÁRIO
O Santuário localizado em Aparecida de São Manuel, datado de 1913, é o segundo santuário no país dedicado à Padroeira do Brasil e a primeira paróquia da Arquidiocese de Botucatu a receber esta denominação “Santuário”. Há mais de cem anos atrai romeiros vindos de todo o país, em especial quando é celebrada a tradicional festa da “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”, realizada entre os dias 4 e 15 de agosto. Vale lembrar que na edição de 2013 mais de 35 mil pessoas passaram pelo distrito.
O Santuário de Aparecida é sem dúvida nenhuma um dos locais com maior potencial turístico-religioso do interior paulista, junto com o Santuário de Santa Terezinha, também localizado em São Manuel.
Segundo relatos históricos grandes romarias eram realizadas nas festas que eram dedicadas a Nossa Senhora, especialmente em 12 de outubro (Feriado Nacional) e 8 de dezembro, quando é celebrada a festa da Imaculada Conceição de Maria.

PADRE ROGÉRIO ZENATELI
Segundo o reitor do Santuário, Padre Rogério Zenateli com o passar dos tempos o distrito perdeu a sua identidade religiosa, sendo realizada apenas a Festa do mês de agosto.
Desde que assumiu o Santuário de Aparecida, Padre Rogério busca resgatar uma das tradições perdidas com o tempo – Festa do 12 de Outubro – e isso com certeza trará benefícios não só para a Igreja, mas também para o comércio, comunidade local e município com a exploração do turismo-religioso, uma força econômica e excelente fonte de renda para a população. “Se conseguirmos chegar a 10% do que é faturado em Aparecida do Norte com turismo religioso, movimentaremos a economia de São Manuel” finaliza o reitor do Santuário.

Sem comentários:

Enviar um comentário